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Soluções

Cobrança: Melhore seu Índice de Sucesso com a Segmentação e Atendimento Personalizado

A otimização de campanhas e as funcionalidades avançadas de discagem estão no centro de todas as operações de cobrança, pois o sucesso é medido pelo número de devedores contatados e, em última análise, o montante recuperado.

Hoje em dia, é possível comprar praticamente tudo a crédito, seja um carro no valor de 50 mil reais ou um celular de 200 reais. Isso beneficia os consumidores, pois dá a eles a opção de ter os produtos desejados mais rápido e sem precisar acumular economias suficientes. No entanto, na hora de pagar o débito, nem todos podem e querem fazê-lo.

Alimentado por esses motivos, o setor de cobrança tem crescido e ganhado mais importância, forçando as empresas a se adaptar à tendência.

Debt Collection

Highlights

  • Índices de recuperação de dívidas mais altos
  • Tempo de cobrança reduzido
  • Custos de cobrança reduzidos
  • Visualização de 360° do devedor
  • Abordagem personalizada dos serviços de cobrança de acordo com a idade da dívida, a pontuação do cliente e os acordos de pagamento
  • Recursos avançados de discagem: três ritmos de discagem: visualização, discagem power e preditiva
  • Combinação de canais de interação de autoatendimento e assistida
  • Cumpre a legislação e as práticas justas de cobrança

Segmentação e personalização

O processo de cobrança não é agradável para o agente, nem para o devedor. Portanto, é importante torná-lo o menos penoso possível. A chave para isso é a segmentação. Nem todas as dívidas e devedores são iguais, e as empresas de recuperação de dívidas precisam adotar uma abordagem personalizada de acordo com a idade da dívida, a pontuação do cliente e os acordos de pagamento.
É importante escolher a combinação de canais certa para cada segmento.  Por exemplo, se uma pessoa deixou de fazer apenas o primeiro pagamento, um lembrete dos cobradores por e-mail ou SMS deve ser suficiente. No entanto, se o problema for recorrente, o devedor também deverá ser contatado por outros canais, por exemplo, por telefone.
Além disso, os cobradores devem ter scripts de orientação diferentes para os diversos segmentos. Uma abordagem de cobrança personalizada aumentará a probabilidade de sucesso e o montante das dívidas recuperadas.

Informações unificadas e atualizadas sobre os devedores

A situação financeira dos devedores muda regularmente. Dessa forma, você precisa garantir informações atualizadas e fornecer aos cobradores um desktop unificado, com visualização de 360° do devedor. Ninguém quer ser acusado de estar devendo quando a dívida já foi liquidada, mesmo que isso tenha acontecido apenas alguns dias ou até algumas horas atrás.

Uma solução de cobrança completa

Somente soluções completas de contact center podem oferecer esse nível de funcionalidade e desempenho e, ao mesmo tempo, garantir a conformidade com as regulamentações de cobrança. O Altitude uCI, nosso software integrado de comunicação unificada, tem todas as funcionalidades necessárias para a recuperação de dívidas eficiente. Ele fornece aos agentes um único aplicativo de desktop para todos os canais, uma visualização unificada de 360° em tempo real do cliente e scripts personalizados de orientação. A equipe de gerenciamento pode utilizar os avançados recursos de discagem e otimização de campanha da Altitude, por exemplo, os KPIs personalizados em tempo real, a segmentação da lista de contatos e os alarmes. Além disso, a Altitude tem muitos anos de experiência em serviços de cobrança e pode apresentar percepções valiosas para seus clientes.

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