Histórias do Covid-19: Saiba como nossos clientes superaram esses novos desafios!

Cinco dicas para criar experiências valiosas na jornada de compra

Published on ago 03, 2020 at 4:56 pm in Blog

*Vanessa Tiba 

No setor de varejo a prioridade é sempre melhorar a jornada do cliente, criando experiências memoráveis, melhorando a responsividade de bots e conquistando a lealdade do consumidor. Para que essa jornada seja completa e dinâmica, o setor depende de um atendimento preparado com ferramentas e tecnologias que ajudem os agentes a responder às demandas com maior assertividade.  

Confira cinco dicas importantes, que podem facilitar o serviço de atendimento e garantir que os clientes sejam defensores da marca:  

Disponibilidade 

O cliente pode querer fazer negócios a qualquer momento, e é importante estar disponível 24 horas por dia. Isso não quer dizer que os agentes devam estar online durante todo o período. Para isso, as empresas podem ter opções de autoatendimento, que reduzem os custos e garantem que os clientes tenham suas dúvidas esclarecidas dentro e fora do horário comercial. 

Muitas vezes os questionamentos são parecidos. Desta forma, fica mais fácil prever o que seus clientes podem querer saber sobre a sua marca e manter algumas respostas automáticas. É importante garantir que essas respostas não sejam robóticas demais e que as informações sejam dispostas de uma maneira clara e objetiva.  

Unificação dos canais 

Unificar a loja online e a física para oferecer o mesmo serviço em todas as plataformas. Assim, o cliente pode escolher o melhor canal para ser atendido, e os agentes têm uma visão 360º do comportamento de cada um. 

Um cliente pode iniciar o contato com o seu estabelecimento via instagram, traçar um caminho pelo site, chatbot e whatsapp e decidir finalizar a compra na loja física. É preciso que esse usuário seja acompanhado de perto e que sua trajetória seja conhecida por quem for recebê-lo pessoalmente, isso gera fidelização.  

Favoreça o autoatendimento 

Cada pessoa tem forma e timing diferentes de buscar informações para tirar suas dúvidas. Por isso, é importante ter um autoatendimento de qualidade, que forneça aos clientes a possibilidade de resolver seus problemas por conta própria. Ainda assim, é importante que um agente esteja disponível para ajudar a qualquer momento.  

Adquira soluções de chatbot com inteligência artificial que garantam respostas mais humanizadas, para que seus usuários sejam bem compreendidos ao utilizar a plataforma e consigam solucionar suas questões sozinhos. Essa sensação de autonomia e agilidade é um outro fator decisivo para conquistar a confiança do cliente.   

Envolvimentos dos funcionários 

Manter a equipe engajada ajuda a garantir um bom atendimento. Para isso, empoderar os agentes com as informações e ferramentas certas vai ajudá-los a entender melhor cada cliente e como atender às suas necessidades. Um desktop  com interface amigável e plataformas simples são ótimas estratégias para facilitar o dia a dia dos colaboradores. 

Invista também em treinamentos e eventos de integração para seus colaboradores, garanta que eles vistam a camisa da sua marca e se importem – tanto quanto você – com a impressão que o cliente terá do seu negócio.  

Personalização do atendimento 

Constitui peça-chave para garantir que o cliente volte. É importante conhecer suas necessidades e preferências para fazer com que ele se sinta especial e único. Por isso, ter ferramentas que ajudem a entender melhor cada cliente e trazer ações mais proativas no momento de oferecer produtos e serviços é essencial e pode transformar o comprador em um defensor da marca. 

A fidelização é uma das principais maneiras de se colocar como referência no mercado. Quando um cliente indica a sua marca para as pessoas de seu entorno, as chances de que você alcance novos compradores é muito maior do que por meio de propagandas e/ou redes sociais.  

 * Vanessa Tiba é country manager da Altitude Software Brasil 

Avatar

isabela.cunha

Outras notícias

COMO EQUILIBRAR SERVIÇOS BANCÁRIOS TRADICIONAIS E DIGITAIS?

As pessoas desejam que os bancos e outras instituições financeiras ofereçam serviço digital ao mesmo tempo em que seguem.

Saiba mais

A ERA DE AUTOATENDIMENTO BANCÁRIO

A tecnologia de autoatendimento disponível hoje em dia no sistema bancário me faz lembrar de quando eu era uma.

Saiba mais

Implementando IA e Dados: Como Começar

Você certamente já sabe que a IA e Dados têm muitas aplicações práticas para melhorar o seu negócio. Ótimo..

Saiba mais

Quais são os benefícios de um Contact Center Responsivo de Companhias de Seguros?

Quando eu estava na faculdade, trabalhava meio período como garçonete em um restaurante italiano, onde me deparei com uma.

Saiba mais

Altitude e Lynker firmam parceria em prol da excelência e personalização no atendimento ao cliente

Altitude e Lynker firmam parceria em prol da excelência e personalização no atendimento ao cliente São Paulo, setembro de.

Saiba mais

Como o atendimento ao cliente ajuda a criar uma experiência satisfatória no varejo

*Vanessa Tiba  Tornar um cliente fiel a uma marca é sempre um desafio – e principalmente um desejo das.

Saiba mais

responsive_square1

Não pode se dar ao luxo de perder clientes?

Torne o seu Contact Center responsivo e livre de frustrações. Responda a 100% das perguntas dos seus clientes.