Histórias do Covid-19: Saiba como nossos clientes superaram esses novos desafios!

Cinco dicas para criar experiências valiosas na jornada de compra

Published on ago 03, 2020 at 4:56 pm in Blog

*Vanessa Tiba 

No setor de varejo a prioridade é sempre melhorar a jornada do cliente, criando experiências memoráveis, melhorando a responsividade de bots e conquistando a lealdade do consumidor. Para que essa jornada seja completa e dinâmica, o setor depende de um atendimento preparado com ferramentas e tecnologias que ajudem os agentes a responder às demandas com maior assertividade.  

Confira cinco dicas importantes, que podem facilitar o serviço de atendimento e garantir que os clientes sejam defensores da marca:  

Disponibilidade 

O cliente pode querer fazer negócios a qualquer momento, e é importante estar disponível 24 horas por dia. Isso não quer dizer que os agentes devam estar online durante todo o período. Para isso, as empresas podem ter opções de autoatendimento, que reduzem os custos e garantem que os clientes tenham suas dúvidas esclarecidas dentro e fora do horário comercial. 

Muitas vezes os questionamentos são parecidos. Desta forma, fica mais fácil prever o que seus clientes podem querer saber sobre a sua marca e manter algumas respostas automáticas. É importante garantir que essas respostas não sejam robóticas demais e que as informações sejam dispostas de uma maneira clara e objetiva.  

Unificação dos canais 

Unificar a loja online e a física para oferecer o mesmo serviço em todas as plataformas. Assim, o cliente pode escolher o melhor canal para ser atendido, e os agentes têm uma visão 360º do comportamento de cada um. 

Um cliente pode iniciar o contato com o seu estabelecimento via instagram, traçar um caminho pelo site, chatbot e whatsapp e decidir finalizar a compra na loja física. É preciso que esse usuário seja acompanhado de perto e que sua trajetória seja conhecida por quem for recebê-lo pessoalmente, isso gera fidelização.  

Favoreça o autoatendimento 

Cada pessoa tem forma e timing diferentes de buscar informações para tirar suas dúvidas. Por isso, é importante ter um autoatendimento de qualidade, que forneça aos clientes a possibilidade de resolver seus problemas por conta própria. Ainda assim, é importante que um agente esteja disponível para ajudar a qualquer momento.  

Adquira soluções de chatbot com inteligência artificial que garantam respostas mais humanizadas, para que seus usuários sejam bem compreendidos ao utilizar a plataforma e consigam solucionar suas questões sozinhos. Essa sensação de autonomia e agilidade é um outro fator decisivo para conquistar a confiança do cliente.   

Envolvimentos dos funcionários 

Manter a equipe engajada ajuda a garantir um bom atendimento. Para isso, empoderar os agentes com as informações e ferramentas certas vai ajudá-los a entender melhor cada cliente e como atender às suas necessidades. Um desktop  com interface amigável e plataformas simples são ótimas estratégias para facilitar o dia a dia dos colaboradores. 

Invista também em treinamentos e eventos de integração para seus colaboradores, garanta que eles vistam a camisa da sua marca e se importem – tanto quanto você – com a impressão que o cliente terá do seu negócio.  

Personalização do atendimento 

Constitui peça-chave para garantir que o cliente volte. É importante conhecer suas necessidades e preferências para fazer com que ele se sinta especial e único. Por isso, ter ferramentas que ajudem a entender melhor cada cliente e trazer ações mais proativas no momento de oferecer produtos e serviços é essencial e pode transformar o comprador em um defensor da marca. 

A fidelização é uma das principais maneiras de se colocar como referência no mercado. Quando um cliente indica a sua marca para as pessoas de seu entorno, as chances de que você alcance novos compradores é muito maior do que por meio de propagandas e/ou redes sociais.  

 * Vanessa Tiba é country manager da Altitude Software Brasil 

Avatar

isabela.cunha

Outras notícias

Altitude e Lynker firmam parceria em prol da excelência e personalização no atendimento ao cliente

Altitude e Lynker firmam parceria em prol da excelência e personalização no atendimento ao cliente São Paulo, setembro de.

Saiba mais

Como o atendimento ao cliente ajuda a criar uma experiência satisfatória no varejo

*Vanessa Tiba  Tornar um cliente fiel a uma marca é sempre um desafio – e principalmente um desejo das.

Saiba mais

O que é um agente responsivo

Um agente responsivo pode ser qualquer funcionário da empresa. A explosão da interação remota em todas as indústrias e.

Saiba mais

3 dicas para criar um Contact Center responsivo

Alguns anos atrás, eu fui a uma conferência sobre atendimento ao cliente e participei de uma sessão na qual.

Saiba mais

O que é um Contact Center responsivo

Um contact center responsivo foca completamente no cliente e na experiência do cliente, permitindo que cada um deles defina.

Saiba mais

O seu Contact Center é responsivo?

Nossa vida é tão turbulenta que muitas vezes nos falta tempo e paciência para resolver qualquer problema do começo.

Saiba mais

responsive_square1

Não pode se dar ao luxo de perder clientes?

Torne o seu Contact Center responsivo e livre de frustrações. Responda a 100% das perguntas dos seus clientes.

responsive_square1

Não pode se dar ao luxo de perder clientes?

Torne o seu Contact Center responsivo e livre de frustrações. Responda a 100% das perguntas dos seus clientes.