Histórias do Covid-19: Saiba como nossos clientes superaram esses novos desafios!

Como o atendimento ao cliente ajuda a criar uma experiência satisfatória no varejo

Published on ago 03, 2020 at 5:00 pm in Blog

*Vanessa Tiba 

Tornar um cliente fiel a uma marca é sempre um desafio – e principalmente um desejo das empresas varejistas. Uma plataforma intuitiva com integração efetiva entre diferentes dispositivos é um começo importante. Ao entrar em contato com uma empresa, seja para realizar uma compra ou solucionar um problema, o cliente precisa se sentir confortável e “bem tratado”, e assim conseguir alcançar com facilidade seus objetivos dentro das plataformas – site, redes sociais, aplicativos de mensagens etc.  

O atendimento ao cliente sempre teve papel fundamental para que o varejo pudesse manter um bom relacionamento com seus consumidores, e com os avanços da tecnologia novos desafios vêm surgindo no setor. E isso impulsiona as companhias a buscar novas formas de se comunicar. 

A experiência omnicanal é um desses desafios – o cliente pode iniciar o contato no Instagram e terminar no Whatsapp, por exemplo. É preciso, portanto, que as plataformas estejam conectadas – quanto mais suave e unificada for essa jornada, melhor será a experiência. Pesquisa feita pela American Express revelou que as pessoas estão dispostas a pagar até 17% a mais para ter uma experiência divertida e personalizada à medida que avançam em sua compra. 

Segundo o Think with Google de 2019, 90% das lojas que já contam com sistema omnicanal estão no topo do setor de varejo e crescem até 10% mais, em relação às que dispõem apenas do atendimento on-line ou off-line. Mas, além de adotar o sistema, é preciso lembrar da importância de criar uma conexão profunda, que desperte a emoção do consumidor.  

Para chegar a esse resultado, muitas empresas optam pelo uso da inteligência artificial aliada aos chatbots. Juntos, eles são capazes de analisar a intenção do cliente e trazer soluções rápidas e proativas. Isso reduz o abandono da compra e, principalmente, torna o atendimento mais humanizado. 

Segundo a consultoria Gartner, até 2030 os bots serão responsáveis por criar mais de 1 milhão de tíquetes de compra, e 85% das interações entre clientes e marcas serão feitas por meio da inteligência artificial. 

A partir disso, pode-se concluir que as empresas precisam estar cada vez mais atentas à jornada que seus consumidores traçam, desde o primeiro contato até a finalização da compra. É o que vai garantir uma experiência satisfatória, integrada e simples, apta a causar nos clientes uma sensação de bem-estar que pode garantir mais vendas e novos fãs da marca.  

* Vanessa Tiba é country manager da Altitude Software Brasil 

Avatar

isabela.cunha

Outras notícias

COMO EQUILIBRAR SERVIÇOS BANCÁRIOS TRADICIONAIS E DIGITAIS?

As pessoas desejam que os bancos e outras instituições financeiras ofereçam serviço digital ao mesmo tempo em que seguem.

Saiba mais

A ERA DE AUTOATENDIMENTO BANCÁRIO

A tecnologia de autoatendimento disponível hoje em dia no sistema bancário me faz lembrar de quando eu era uma.

Saiba mais

Implementando IA e Dados: Como Começar

Você certamente já sabe que a IA e Dados têm muitas aplicações práticas para melhorar o seu negócio. Ótimo..

Saiba mais

Quais são os benefícios de um Contact Center Responsivo de Companhias de Seguros?

Quando eu estava na faculdade, trabalhava meio período como garçonete em um restaurante italiano, onde me deparei com uma.

Saiba mais

Altitude e Lynker firmam parceria em prol da excelência e personalização no atendimento ao cliente

Altitude e Lynker firmam parceria em prol da excelência e personalização no atendimento ao cliente São Paulo, setembro de.

Saiba mais

Cinco dicas para criar experiências valiosas na jornada de compra

*Vanessa Tiba  No setor de varejo a prioridade é sempre melhorar a jornada do cliente, criando experiências memoráveis, melhorando a responsividade de.

Saiba mais

responsive_square1

Não pode se dar ao luxo de perder clientes?

Torne o seu Contact Center responsivo e livre de frustrações. Responda a 100% das perguntas dos seus clientes.