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A ERA DE AUTOATENDIMENTO BANCÁRIO

Published on nov 27, 2020 at 8:38 pm in Setor Financeiro

A tecnologia de autoatendimento disponível hoje em dia no sistema bancário me faz lembrar de quando eu era uma garotinha e tínhamos atendimento personalizado!

Você pode perguntar: Como você pode comparar as práticas bancárias de hoje com as de 30 anos atrás?

Bom, vou te dizer que não é tão diferente! Os bancos tradicionais estão retomando antigas práticas para enfrentar a competição feroz com os bancos digitais e para atender as demandas dos clientes modernos. Eles fazem isso ao oferecer um autoatendimento que combine a experiência da agência com as comodidades do autoatendimento.

Confiança no autoatendimento bancário

Há 30 anos, eu me lembro do “atendente bancário” vir até a casa dos meus pais, e de outros na vila, e fazer um pouco de tudo, desde levar suas economias à agência física, até dar conselhos financeiros sobre a melhor forma de aplicar aquelas economias. Ao invés das pessoas irem ao banco, o banco vinha até elas através de serviços de aconselhamento cara a cara!

O sucesso dos bancos depende da confiança que as pessoas têm na instituição, e o atendimento oferecido ao cliente é um dos aspectos mais importantes para construir essa confiança.

Experiências do cliente positivas influenciam 75% das decisões nos serviços bancários. É assim que os bancos tradicionais enfrentam os desafios e encontram o seu diferencial em relação aos novos garotos no mercado: bancos digitais. Obviamente, eles não têm pessoas indo de porta em porta, mas por outro lado, eles investem em experiência e confiança para entrar na casa das pessoas por meio da tecnologia de autoatendimento bancário.

Atendendo as necessidades dos clientes

Os clientes modernos só querem saber de personalização e canais digitais; mas isso é muito difícil de ser alcançado porque cada cliente é diferente, tem necessidades e percepções de confiança diferentes. Por exemplo, os millenials, que compõem 35% da força de trabalho mundial em 2021, têm hábitos e preferências bem diferentes das ofertas bancárias tradicionais.

Daí a razão de ser tão importante para os bancos tradicionais se adaptarem às novas necessidades e aos novos clientes. O autoatendimento bancário é uma abordagem importante para começar a impressionar os clientes. Dê a eles a personalização que desejam ao deixá-los usarem o banco a qualquer momento, de qualquer lugar.

Os bancos podem ter algumas dificuldades em migrar todos os clientes para os canais digitais e de autoatendimento, mas estou certo de que quando os mais reticentes experimentarem a conveniência do autoatendimento, eles se tornarão ainda mais leais à instituição porque, ao final, eles serão capazes de fazer qualquer coisa a partir de um computador ou telefone celular, no seu próprio tempo e ritmo, sem restrições.

Além disso, essa noção de autoatendimento foi aos poucos surgindo e sendo aceita com sucesso. Ou seja, alguém ainda recebe extratos bancários por correio físico?  E também, no atual momento de distanciamento social e tudo sem contato, muitas pessoas estão querendo tentar coisas novas, como pagamentos sem dinheiro, ou evitar idas à agência, para se manterem seguras.

Humanize o autoatendimento bancário

No entanto, o mundo não parou e muitas pessoal ainda têm questões que não conseguem resolver por conta própria! Essa é a força dos bancos tradicionais. Estar presente, oferecer aos clientes a proximidade e a segurança do contato humano.

Misturar os serviços bancários digitais com os tradicionais e de varejo significa que os bancos estarão no caminho certo para se manterem competitivos com bancos desafiadores, ao mesmo tempo em que continuam oferecendo os serviços e recursos pelos quais são reconhecidos. E para a minha garotinha é a proximidade e a personalização que eu presenciei quando era criança.

Você está pronto para capacitar o seu banco tradicional com os benefícios do autoatendimento?

Estamos prontos para te mostrar como fazer isso!

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