Um verdadeiro recomeço A Altitude Software já faz parte da família Enghouse Systems

Os aprendizados de 2020 e as tendências de 2021 para o atendimento digital

Published on jan 06, 2021 at 6:59 pm in Contact Center na Nuvem

Beccy Abraham quarantine teacher zoom students GIF - @beccy.doodles

O ano de 2020 foi marcado por enormes desafios. Empresas passaram por inúmeras transformações para se adaptar rapidamente à nova realidade. Foi um ano atípico, mas com resultados muito importantes em relação ao avanço na utilização da tecnologia de relacionamento com o cliente. Muitos setores que antes da pandemia não cogitavam utilizar soluções digitais de atendimento, como por exemplo farmácias, serviços funerários e pequenos comércios, sentiram a necessidade de pesquisar e implantar essas soluções para continuar atendendo seus clientes de forma remota.

A pandemia acelerou a evolução da utilização dos canais digitais, a migração dos agentes humanos para o home office, além da implementação de agentes virtuais para dar conta do aumento de interações— conceitos que passaram a ser ainda mais conhecidos em razão do trabalho remoto. Já falávamos, também, da tecnologia webRTC, ou Web Real Time Communications — uma API que permite que os navegadores executem aplicações de chamada telefônica, vídeochamada e compartilhamento de arquivos sem a necessidade de plugins, apenas acessando uma página da Web —, mas as empresas ainda não tinham visto a necessidade de investir nisso, e, com a pandemia, a contratação de tecnologias como essa foi acelerada.

Com essa crescente demanda, principalmente, por pequenas e médias empresas que não conheciam muito sobre atendimento ao cliente e suas possibilidades, uma venda com característica mais consultiva, como fazemos na Altitude Software, se tornou ainda mais necessária, auxiliando essas companhias de ponta a ponta para personalizar soluções e tornar a comunicação com os consumidores mais assertiva, criando jornadas de cliente memoráveis.

Home Office Coffee GIF by Kroppa Digital Agency - @kroppadigital

Entre as principais tendências para 2021 está o home office, formato de trabalho que veio para ficar, mesmo com a superação da pandemia. Como consequência, a migração para soluções na nuvem se torna ainda mais essencial, tendo em vista que possibilita uma oferta de fácil e rápida entrega com todos os benefícios que o mercado exige. No próximo ano, também é possível que as empresas invistam ainda mais em automatização, robotização e inteligência artificial, para aperfeiçoar a experiência dos clientes.

Para os profissionais desse setor que tanto vem crescendo, as habilidades técnicas não são as únicas que importam. A competência socioemocional se mostrou ainda mais indispensável, depois de um ano cheio de pressões, evidenciando a necessidade de o colaborador desenvolver habilidades como resiliência, para se adaptar a qualquer situação e conciliar diferentes papéis dentro de sua rotina pessoal e de trabalho. O comportamento é tão importante quanto o conhecimento. Por isso, não basta ser alguém extremamente qualificado, se não tiver a capacidade de adaptação às novas maneiras de trabalhar, levando em consideração momentos de crise ou situações não planejadas.

Por Vanessa Tiba, Country Manager da Altitude Software Brasil.

Avatar

Beatriz Franqueira

Outras notícias

O que é a Base de Conhecimento do Contact Center

Uma Base de Conhecimento do Contact Center é um repositório de informação integrado e centralizado que permite aos agentes.

Saiba mais

O que é um Desktop Unificado e Omnicanal do Agente

Um Desktop Unificado do Agente é um aplicativo utilizado pelos agentes do contact center para atender interações com os.

Saiba mais

Caso de sucesso SM España

Como melhorar a eficiência do contact center enquanto integra os diferentes canais de comunicação

Saiba mais

responsive_square1

Não pode se dar ao luxo de perder clientes?

Torne o seu Contact Center responsivo e livre de frustrações. Responda a 100% das perguntas dos seus clientes.